Como a criança se desenvolve? Quais as fases e etapas que marcam esse desenvolvimento? Pais e educadores podem aprender mais sobre elas, percebendo principalmente que cada uma tem um ritmo próprio e apresenta características próprias de sua idade.
Neste espaço pretendemos proporcionar conhecimentos teóricos relacionados às fases do desenvolvimento da criança. Pais e até mesmo educadores ficam por vezes em dúvida sobre a melhor forma de agir ou atuar com as crianças. Um dos aspectos importantes é assimilar que a criança não é um adulto em miniatura e apresenta características próprias de sua idade. Cada uma tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, que é único. O fundamental é que passe por todas as fases. Pular essas etapas, exigindo da criança o que ela não é capaz põe em risco o seu desenvolvimento.
Ao longo dos estudos realizados, verificou-se que existem formas de perceber, compreender e comportar-se diante do mundo, próprias de cada faixa etária, como também existem vários fatores indissociados e em permanente interação, afetando todos os aspectos do desenvolvimento, tais como: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio.
No período de zero a seis anos, a criança precisa, mais que em qualquer outro momento da vida, de um meio rico em experiências e estímulos. É quando aprende a brincar, a estruturar a linguagem… É quando o cérebro precisa de mais energia, exigindo, portanto, uma boa alimentação. Para ajudar a criança a crescer como pessoa, não existe nenhuma fórmula, não há uma maneira mais certa ou mais fácil. O dom de ser bom pai e boa mãe, bom professor, tem que ser descoberto na relação com cada criança. Uma relação baseada no respeito mútuo (sim … ou pressões), com referenciais, limites e liberdade para tomarem suas próprias decisões, de acordo com suas necessidades, interesses e valores pessoais. Dessa forma, portas de abrirão para a experiência, adquirindo, através da sua interação com o meio, a maturidade própria para uma vida segura e feliz.
Relacionamos a seguir algumas características do desenvolvimento das crianças de um ano e seis meses aos seis anos, entretanto é importante salientar que tais características não são estanques nem delimitadas.
IDADE: UM ANO E SEIS MESES A TRÊS ANOS (Maternal 1 e 2) Área - cognitiva . Aprende por imitação, principalmente nas brincadeiras do faz-de-conta.
. Não consegue trabalhar em grupo nas atividades.
. Utiliza garatujas para representar seus desenhos.
. Inicia pseudoleituras de alguns rótulos, títulos de histórias, palavras significativas.
. Apresenta uma lógica primitiva.
. Surge a capacidade simbólica.
Área - linguagem . Compreende mais palavras do que as utiliza.
. Utiliza palavras monossilábicas.
. Faz uso de sílabas repetidas.
. Diz o seu 1o nome (refere-se a si mesma por seu nome).
. Fala sozinha enquanto brinca.
. Adquire o principal do seu vocabulário cotidiano.
. Articula a primeira frase resumida, início das primeiras associações de duas palavras.
. Nomeia objetos nem sempre de forma compreensível.
. Irrita-se quando não é compreendida.
. Utiliza um jargão com sequências de sons mal diferenciados.
. Apresenta defeitos de articulação por imaturidade de linguagem.
Área - emocional . Fase da birra: “Não” (permite organizar e estruturar sua personalidade).
. Começam as conquistas de autodomínio e socialização.
. Toma choro, fôlego, quando contrariada.
. Brinca só ainda, jogo paralelo.
. Não diferencia: realidade x fantasia.
. Fase oral.
. Egocentrismo.
. Pesadelos.
. Curiosidade sobre a diferença dos sexos.
. Tenta adiar o sono arranjando pretexto.
. Começa a apresentar simpatias e antipatias.
. Precisa de atividade constante.
. Ainda não consegue fazer opção entre duas coisas, quer ambas.
. Tem medo do escuro, animais, tempestade.
. Defende a posse de suas coisas.
. Sente-se intimidar com pessoas e lugares estranhos.
Área - motora . Anda rígido (um ano e seis meses).
. Senta em pequenas cadeiras com certa dificuldade (um ano e seis meses).
. Sobe escada engatinhando (um ano e seis meses).
. Olha livros e volta várias páginas de cada vez (um ano e seis meses).
. Desce escadas engatinhando para trás (dois anos).
. Sobe escadas de pé, sozinha, segurando corrimão (dois anos).
. Corre desajeitadamente (dois anos).
. Salta desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos (dois anos).
. Arremessa, mas sem direção definida (dois anos).
. Corre e cai quando se volta rapidamente.
. Bebe um copo sem entornar (dois anos).
. Usa a colher.
. Corre com acelerações e desacelerações.
. Pode correr e parar à vontade (melhor controle do freio inibitório aos três anos).
. Sobe e desce escadas, alternando os pés, com apoio (três anos).
. Sobe e pula 25 cm (três anos).
. Come sozinha, quase sem derramar, vira líquidos de uma vasilha para outra (três anos).
. Consegue pegar objetos utilizando a mão como se fosse uma pinça (três anos).
. Tira e calça sapatos sem abotoar (três anos).
. Dissocia movimentos de braços e pernas.
. Consegue dar passos na ponta dos pés.
. Despe-se se lhe desapertarem a roupa.
Área - disciplinar . Sente desejada, amada e necessária.
. Recebe cuidados, proteção e segurança.
. Dorme cerca de 10 a 12 horas por noite.
. Tem necessidade de rotina diária e horários.
IDADE: QUATRO A CINCO ANOS (Infantil 1 e 2)
Área - cognitiva . Consegue conservar quantidades e classificar.
. Identifica dois tipos de signos gráficos: além dos desenhos - letras e números.
. Estabelece a diferença entre desenhar e escrever.
. Utiliza seu próprio nome para tudo, uma espécie de senha universal, que serve para escrever qualquer coisa imaginável.
. Escreve palavras representando uma letra para cada som.
. Apresenta em seus desenhos um esquema corporal definido.
. Realiza pseudoleituras seguindo as palavras, no entanto, já tenta ler algumas realmente.
Área - linguagem . Possui linguagem compreensível.
. Gosta de contar histórias.
. Apresenta articulação geralmente correta.
. Utiliza expressões diferenciadas.
Área - emocional . Fase anal - fálica.
. Sente prazer através da excreção das fezes.
. Sente gratificação através de estimulação genital.
. Usa palavrões (relação da fase anal com a limpeza).
. Fase de atitudes agressivas/disputas.
. Testa a figura de autoridade.
. Tem medo de bruxas e fantasmas, não realismo.
. Integra-se aos grupos (jogos coletivos).
. Complexo de Edipo/Electra.
. Masturbação (como prazer erótico, “sem se dar conta”).
. Define papéis quando brincam juntas.
. Começa a escolha dos companheiros do mesmo sexo e já pode ter “um amigo”.
. Aprecia aventuras.
. Empresta seus brinquedos.
. Expressa os sentimentos familiares através de dramatizações espontâneas.
. É autoritária nas brincadeiras, querendo tomar liderança.
. Utiliza o banheiro com independência (educação esfincteriana).
. Inicia a cooperação e conformismo.
. Faz distinção entre o que é seu e o que não é.
. Coloca as coisas em seus devidos lugares.
. Demonstra preocupação com os sentimentos alheios.
. Curiosidade sobre a Morte, porém com pouco entendimento.
. Faz comparações do que tem em casa com o que vê fora do lar.
. Gosta de exageros: “Maior do que o céu”.
Área - motora . Apresenta boa coordenação óculo-manual (quatro anos).
. Faz preensão de objetos utilitários (quatro anos).
. Veste-se e despe-se, não dá laços (quatro anos).
. É mais rítmica e graciosa nos movimentos (quatro anos).
. Alcança maior coordenação dos grandes músculos (quatro anos).
. Pula num pé (quatro anos e meio).
. É capaz de arremessar uma bola (quatro anos).
. Faz recorte simples com tesoura (quatro anos).
. Conhece os segmentos corporais (quatro anos).
. Corre com mudanças de direções (cinco anos).
. Caminha sobre uma trave de equilíbrio (cinco anos).
. Salta alternadamente num pé (cinco anos).
. Apresenta lateralização definida (cinco anos).
. Apresenta direcionalidade (cinco anos).
. Recorta linha curva (cinco anos).
. Consegue copiar letras maiúsculas entre linhas pautadas.
. Consegue colorir figuras mantendo-se dentro dos seus limites espaciais.
. Gira sobre um pé.
. Quica a bola no chão várias vezes (seis anos).
Área - disciplinar . Conversa sobre o que pensa e sente.
. Comunica-se com os adultos e gosta de ser ouvida.
IDADE: SEIS A SETE ANOS (Infantil 3 e 4)
Área - cognitiva . Cria consciente os desenhos (esquema corporal completo).
. Consegue superar o realismo nominal.
. Realiza inclusões de classes, conservação de quantidades.
. Escreve com coesão palavras, frases e pequenos textos.
. Reconhece e compreende um conto lido ou explicado como também consegue reproduzi-lo.
. Utiliza o pensamento, procurando produzir cada vez melhor a sua escrita.
. Realiza leituras e interpretações de frases e pequenos textos.
Área - linguagem . Apresenta maior interesse em relação à linguagem escrita.
. Evidencia confusões em diferenciar aspectos referentes à fala e à escrita.
. Possui um vocabulário fluente.
. Sabe o nome completo, a idade e, habitualmente, a data do nascimento.
Área - emocional
. Vivencia autonomia, colaboração.
. Vivencia liderança, ciúme, namoro.
. Faz distinção: realidade x fantasia.
. Tem interesse sexual - casamento, nascimento, sexo oposto e papel de cada um.
. Tem explosões emocionais rápidas e de formas variadas.
. Vivencia brincadeiras sexuais (jogos sexuais).
. Fase fálica - período de latência (gratificação sem área específica, energia sexual em dormência).
. Adquire a noção de dever, do certo e errado, não aceitando incoerências no comportamento dos adultos.
. Toma consciência dos problemas de relacionamento entre os adultos.
. Inicia as competições entre meninos e meninas.
. Preocupa-se com sua aparência perante os amigos.
. Demonstra incoerência em suas atitudes.
. Quer ser sempre a primeira nas brincadeiras.
. Interessa-se por reuniões sociais.
. Aceita mal as críticas, mas adora aplausos e elogios.
. Não gosta de fazer as coisas como obrigação, mas agrada-lhe fazê-las junto com outra pessoa.
. Gosta de ter oportunidade para mostrar o trabalho acabado e de falar acerca dele.
. Aceita bem filmes musicais e outros nos quais há bichos.
. Tem um sentimento de superioridade em relação às crianças mais novas.
Área - motora . Aprimoramento das características da fase anterior.
Área - disciplinar . Compreende normas e valores (casa e escola).
. Gosta de aprovação dos adultos com quem convive.
. Apresenta-se muito afetiva nesta idade.
. Compreende diferenças entre os sexos.
. Gosta de atividades físicas.
. Apresenta-se independente em várias situações.
Fonte: Internet